terça-feira, 14 de julho de 2009

Dar respostas ...

Recordam-se do nosso primeiro encontro com o grupo de mulheres imigrantes brasileiras?! Foi quando ainda punhamos nºs nos posts (v. post 5).

Nessa altura, as mulheres disseram-nos que sentiam falta de informação sobre planeamento familiar. Para lhes dar uma resposta ao problema, convidámos as nossas parceiras da ESEnfC, para darem uma sessão de esclarecimento. A Prof. Teresa Silva e a Prof. Rosa Moreira, de saúde materno-infantil, aceitaram logo e sem reservas.

No dia 11 de Julho rumámos a Aveiro onde nos esperavam 15 mulheres brasileiras e a Enf. Dina Amaral -que trabalha no Centro de Saúde de Aveiro e que também participa num dos nossos focus group de profissionais de saúde.

Foram colocadas muitas perguntas - não só de planeamento familiar mas também sobre a saúde em geral - e todas tiveram respostas ... Na notícia oficial da ESEnfC tem os pormenores! http://www.esenfc.pt/esenfc/noticias/index.php?target=noticias&id_noticias=365



E para vos fazer "crescer água na boca" vejam só a comidinha maravilhosa das nossas amigas brasileiras. Foi um "dia" em cheio!

segunda-feira, 13 de julho de 2009

A mudança acontece!

O ano lectivo está a acabar!
Último grupo de Estudantes de Enfermagem.
No total foram 400 estudantes. A todos/as pedimos a avaliação das sessões de sensibilização. Frases e desenhos muito criativos! Seleccionámos esta por motivos óbvios. Não é o máximo?!





Solidariedade
Abertura
União
Direitos
Ajuda
Respeito

Reencontros



Voltámos a reunir com o grupo de imigrantes do CLAI Coimbra.
A segunda reunião é sempre mais fácil porque já nos conhecemos. Falamos dos velhos problemas e como se desenrolam.
As más condições de trabalho, o excessivo e inadequado esforço físico causam queixas ao nível da saúde.

Contam-se novas histórias, porém, as preocupações são as mesmas!
Às causas costumeiras, soma-se a crise económica que a todos/as afecta e as/os imigrantes são o elo mais fraco!
Percebe-se uma certa desmoralização. Os êxitos das/os filhas/os continuam a ser o principal motivo para não perder a esperança!