sexta-feira, 29 de maio de 2009

Vicentinas

Dia quente de morrer, subimos a ladeira (uf!) e chegámos ao Centro Paroquial da N. Srª de Lurdes. Lá nos esperava o nosso contacto, a querida e incansável ML e mais oito Vicentinas para nos ouvirem. Explicámos ao que íamos: queremos contactar as/os imigrantes utentes daquele serviço. “ O vosso logótipo é fantástico, as figuras dão as mãos e deixam abertura para mais se juntarem!” – disse a perita em artes ML. As Vicentinas fizeram perguntas, falaram de imigrantes que conhecem. Algumas disseram ter alguém próximo que tem problemas com a legalização ou com a reunião familiar. Querem fazer coisas por essas pessoas merecedoras de confiança e que crêem injustiçadas. “Devia haver mais projectos como o vosso!”.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Passinhos



Andamos com a ligeira sensação de final de etapa! É que a primeira fase de diagnóstico do SauDar está a acabar! É assim! O nosso SauDar está a deixar de ser bebé e começa a dar passinhos…ou qualquer outra metáfora! Ok! Estamos a começar uma nova fase. Qual? Explicaremos mais tarde. Não é para contar tudo no mesmo dia!

Por agora adiantamos que, para grande regozijo nosso, um dos principais problemas identificados durante estes primeiros meses de projecto - a falta de informação de imigrantes e profissionais de saúde sobre os direitos no acesso saúde dos/as imigrantes - mereceu uma Circular Informativa da Direcção-Geral da Saúde (nº 12/DQS/DMD de 07/05/2009 em
http://www.dgs.pt/?cr=13964), esclarecendo sobre os procedimentos a seguir no acesso dos/as imigrantes ao Serviço Nacional de Saúde.
Será que esta boa prática já apareceu por influência do SauDar?
.
.
.
.
.
Foto da Jornada Europeia pelos Direitos dos/as Imigrantes, cedida por Sandra Silvestre.

Junta Sto. António dos Olivais - Espaço Vivo


19 de Maio. Fomos recebidas pelo Senhor Presidente da Junta de Freguesia dos Olivais e por duas representantes da Associação Centro Intercultural Espaço Vivo (ACIEV). A Espaço Vivo é uma Associação de imigrantes eslavos que desenvolve várias actividades com crianças e adultos. Ficamos sempre surpreendidas com as conversas com imigrantes. É que nós já sabemos do que são capazes mas, ultrapassam sempre as expectativas e fazem coisas com enorme qualidade! Aqui, para além da escola russa ao fim de semana, fazem acompanhamento da sua comunidade e são activos nas iniciativas da Freguesia. O Sr. Francisco Andrade, Presidente da Junta, percebeu há muito o potencial desta comunidade e não só agiliza a integração como promove a interculturalidade nesta freguesia com 60 000 habitantes.
E lá viemos nós com a impressão que temos parceria com futuro!

MUDANÇA ...É desta que deixamos de pôr números nos posts!



Desde 30 de Abril sem notícias! Quando visitamos blogues não actualizados ficamos com má impressão. Pois é! Agora percebemos como é difícil alimentar os bichinhos (blogues)!
E nós temos novidades, claro que sim! Temos andado a falar com gente muito interessante, com trabalho fantástico. Com a Cáritas de Coimbra e as responsáveis por duas casas que acolhem mulheres em situações de vulnerabilidade. Mulheres portuguesas e mulheres imigrantes. As Técnicas fazem trabalho de “campo” e trabalho de retaguarda. Os casos são fortes e as mulheres estão desarmadas perante eles. Todo o empenho das Técnicas é posto na tentativa que as mulheres se “armem” para poderem ganhar a guerra que a vida lhes trouxe. E na saúde, como é? Sim, também nos contaram as dificuldades e muitas situações…

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Grupo Focus de imigrantes II ... post 7


Fim de tarde de 5ª feira, 30 de Abril, em Coimbra. Trânsito maluco, início da Queima das Fitas e véspera de feriado. Uma casa lindamente recuperada. As pessoas do CLAII e do Centro de Acolhimento João Paulo II recebem o SauDar e imigrantes. Boa notícia: são as novas instalações do CLAII Coimbra!

Vão aparecendo imigrantes de várias nacionalidades: Guiné, Cabo Verde, Moldávia e Ucrânia. Pessoas generosas e lutadoras, com vontade de partilhar as suas experiências e histórias de vida. Como foi no início: “Estava no paraíso, havia flores em Janeiro!”, “Tantas saudades dos meus filhos!”, “Patrões que nos ficaram a dever dinheiro!”. E agora: “Trabalho, trabalho, trabalho!”, “ Os meus filhos estão completamente integrados na escola e na sociedade!”. E na saúde: “Deram-me amostras de medicamentos gratuitas!”, “Há pessoas que nos tratam bem e outras que nos tratam mal. E nós vemos a reacção das pessoas e…sentimos!”. O futuro: “Trabalho!”, “Cursos para os filhos!” e…muita esperança a pairar no ar (dizemos nós!).

Quando acabou, quase 10 da noite, lá fomos para fim-de-semana prolongado verdadeiramente emocionadas com a incrível força e capacidade de vencer obstáculos que observámos!