sexta-feira, 24 de abril de 2009

Grupos Focus de profissionais de saúde ...Post 6


Os nossos dois Focus Group com profissionais de saúde... foram reuniões com uma riqueza! Excederam as nossas expectativas. Pessoas de várias áreas da saúde, com experiências diversas, com visões diferentes. Caleidoscópicas é o termo mais adequado!

Grupo focus imigrantes ...Post 5



O que dizer da nossa sessão com as mulheres brasileiras? Foi um domingo quente de Março, pelo sol e pela recepção das presentes, com boa e útil conversa e saborosa comida brasileira.
Como elas próprias descreveram "o povo brasileiro tem o dom do afecto que traz calor às pessoas"!
Ao nível do levantamento da sua realidade de acesso e prestação de cuidados de saúde, os problemas descritos foram muitos ... o que nos leva a confirmar a pertinência deste projecto.

Acções de sensibilização ...Post 4


Desde 12 de Março, temos vindo a realizar acções de sensibilização, sob o tema "Saúde, género e migrações", às/aos alunas/os da ESEnfC, quer no âmbito do ensino clínico de saúde materno-infantil quer no Seminário Internacional de Enfermagem Transcultural.

Em 4 sessões, com 330 jovens, esperamos ter deixado “uma sementinha” que poderá germinar e ser levada por estas/es futuras/os enfermeiras/os, a todo o país.

Grupo de Acompanhamento ...Post 3


No dia 12 de Março, realizámos a primeira reunião do Grupo de Acompanhamento com Peritas, ainda um pouco exploratória, porque a primeira, onde as pessoas se interrogaram o que poderiam dar ao SauDar e o que o SauDar lhes poderia oferecer. Exercício que se revelou muito profícuo. Bem-haja a querida Amiga que nos deu esta ideia!

Sessão de apresentação pública ...Post 2


A nossa apresentação pública realizou-se no dia 10 de Março, na ESEnf Coimbra, com a Professora Conceição Bento, Presidente do Conselho Directivo da Escola, a Dr.ª Manuela Marinho, da CIG, gestora do eixo 7 do POH/QREN - que nos brindou com a sua presença - a Professora Ana Paula Monteiro da ESEnf e a Dr.ª Natália Cruz, do Graal, coordenadora do SauDar e … nós – Ana Costa e Rute Castela, técnicas do projecto e bloggers de serviço.
Estiveram também presentes jornalistas de vários orgãos de comunicação social, que divulgaram o projecto - como podem ver no post A Imprensa divulga o projecto SauDar.
Foi o nosso “pontapé de saída” formal.

Por onde temos andado ...Post 1


Novatas nestas coisas dos blogues, aventuramo-nos a "postar" um pouco do percurso do SauDar. A forma pode não estar consoante as regras, mas o mais importante são as vivências que queremos partilhar convosco. Não acham?!
Até parece um exercício literário ter uma narrativa que se lê do fim para o princípio...

Começámos por criar redes, fazendo contactos, reuniões e parcerias. A todos/as que nos acompanharam no processo muito obrigada!
Da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra recebemos uma colaboração inexcedível.
O Centro Local de Apoio ao Imigrante de Coimbra (CLAII), a Associação Luso-brasileira de Apoio ao Imigrante (ALBAI), a Solidariedade Imigrante, a Cáritas, a Maternidade Bissaya Barreto – Unidade de Intervenção Precoce, todos receberam o projecto com entusiasmo e partilharam connosco, a sua visão da realidade dos problemas/questões enfrentados pelos/as imigrantes na saúde e colaboraram para alargar continuamente esta rede de colaborações.