quarta-feira, 6 de maio de 2009

Grupo Focus de imigrantes II ... post 7


Fim de tarde de 5ª feira, 30 de Abril, em Coimbra. Trânsito maluco, início da Queima das Fitas e véspera de feriado. Uma casa lindamente recuperada. As pessoas do CLAII e do Centro de Acolhimento João Paulo II recebem o SauDar e imigrantes. Boa notícia: são as novas instalações do CLAII Coimbra!

Vão aparecendo imigrantes de várias nacionalidades: Guiné, Cabo Verde, Moldávia e Ucrânia. Pessoas generosas e lutadoras, com vontade de partilhar as suas experiências e histórias de vida. Como foi no início: “Estava no paraíso, havia flores em Janeiro!”, “Tantas saudades dos meus filhos!”, “Patrões que nos ficaram a dever dinheiro!”. E agora: “Trabalho, trabalho, trabalho!”, “ Os meus filhos estão completamente integrados na escola e na sociedade!”. E na saúde: “Deram-me amostras de medicamentos gratuitas!”, “Há pessoas que nos tratam bem e outras que nos tratam mal. E nós vemos a reacção das pessoas e…sentimos!”. O futuro: “Trabalho!”, “Cursos para os filhos!” e…muita esperança a pairar no ar (dizemos nós!).

Quando acabou, quase 10 da noite, lá fomos para fim-de-semana prolongado verdadeiramente emocionadas com a incrível força e capacidade de vencer obstáculos que observámos!

2 comentários:

  1. Carolina Viana da Fonseca9 de maio de 2009 às 12:29

    Parabéns pelo projecto e, já agora, pelo blog que tá muito giro! Vou-vos acompanhando por aqui..

    Beijos e continuação do bom trabalho!

    ResponderEliminar